Emanuela Constância Boccia (Salvador-BA, 1993) é uma artista visual e pesquisadora que vive em Coimbra, Portugal. Nascida em Salvador (BA) em 1993, Emanuela é graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na linha de Linguagens Visuais Contemporâneas, da Escola de Belas Artes da UFBA. Sua dissertação, intitulada "A bagulhificação da imagem e o avesso das redes sociais" (2022), explorou o acúmulo de imagens nas redes sociais como eixo central para a produção artística contemporânea. Durante seu mestrado, foi coautora do livro "Carvão: ensaio sobre a visualidade" (2022), organizado pelo professor Ricardo Bezerra de Albuquerque, e publicado pela EDUFBA. Ela também publicou dois artigos sobre o tema central de sua produção: o primeiro, intitulado "Tramas visuais intermidias: da selfie digital ao retrato autoral" (2019), apresentado oralmente na "ANPAP", sediado na Universidade Federal de Goiás. O segundo artigo, "Arte e Instagram" (2021), foi publicado e apresentado na "ARTECH" no Centro de Congressos de Aveiro. Emanuela foi convidada pela professora Ana Luísa Carmona Ribeiro para ministrar uma aula sobre livros de artistas para a turma de desenho do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Participou e organizou mais de 10 exposições coletivas em Salvador e São Paulo no Brasil, Kassel na Alemanha e Coimbra e Lisboa em Portugal. Participou da exposição "A Borda Transborda" (2021) na Casa Cor São Paulo, a convite da curadora Adriana Cravo, e, a convite da curadora Marina Bortoluzzi, participou da exposição "Mulheres que Mudaram 200 anos" (2023) na Caixa Cultural de Salvador. Atualmente, Emanuela está cursando o doutoramento em arte contemporânea no Real Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde reside e trabalha desde 2022. Uma de suas obras, "Entre a agulha e a espada" (2023), faz parte da coleção da Caixa Cultural Salvador, desde a exposição 'Mulheres que mudaram 200 anos'. 2018 Collective Exhibition How to Resist in today's world? - UFBA School of Fine Arts Collective Exhibition 7th Salon of the School of Fine Arts - Cañizares Gallery 2019 Collective Exhibition 11th UNE Biennial - UFBA Creation of the Trophy for the 3rd Mostra A Woman's Place is in Cinema - Goethe Institut Salvador Rasgo, Residence – exhibition, Canizares Gallery Carvao Collective Exhibition - National Museum of Afro-Brazilian Culture Collective Exhibition 8th Salon of the School of Fine Arts - Cañizares Gallery Collective Exhibition Emergency Exit - Cañizares Gallery 2021 Collective Exhibition Abstract/Abstractions - Exhibition presented during the panorama of Fine Arts in PPGAV-EBA/UFBA Collective Exhibition A Borda Transborda - Casacor São Paulo – SP Collective Exhibition Ocupação do Beco - Beco dos Artistas 2022 Collective exhibition Flow – Studio Oqela, Kassel -Germany 2023 Collective exhibition Women Who Changed 200 Years – Caixa Cultural, Salvador - BA Organizer of the collective exhibition Intelecto Agent – Grémio Operário, Coimbra - Portugal. Invited Curator of the Collective exhibition Petricor - Galerias Topázio, Coimbra - Portugal Collective exhibition Apura Festival - Casa Museu Bissaya Barreto - Coimbra - Portugal. Collective exhibition Motel Coimbra - CAUC galeria, Coimbra, Portugal. Links: https://amlatina.contemporaryand.com/pt/events/mulheres-que-mudaram-200-anos/ https://acabra.pt/2023/09/festival-apura-regressa-a-cidade/ https://coimbracoolectiva.pt/historias/temas/cultura/ragnar-kjartansson-portugal-precisa-dest e-sitio-seria-muito- idiota-que-deixasse-de-ser-um-espaco-artistico/ https://rvculturaearte.com/artista-emanuela-boccia https://casacor.abril.com.br/arte/exposicao-a-borda-transborda-alameda-das-artes-casacor-s p/ https://blog.artsoul.com.br/a-nova-geracao-da-tapecaria-na-arte/ https://edufba.ufba.br/livros- publicados/catalogo/carvao-ensaios-sobre-visualidades