ROSSANA MENDES FONSECA
Fotógrafa e escritora, no entreacto da arte e da filosofia
Fotógrafa de moda e produto em colaboração constante com designers independentes. Stylist de produto meticulosa com gestualidades de geisha. Com uma imagética que lembra o ar difuso e azul de um dia de outono.
Curadora experimental da galeria de parede mais alternativa do bairro, a CRU Galeria.
Escritora inquieta, com interesse na plasticidade das palavras e obcecada pelo tempo e pela memória.
Investigadora persistente no doutoramento de Arte Contemporânea sobre a fotografia como dispositivo.
Ocasionalmente, fala em encontros ou seminários sobre arte e filosofia. Ocasionalmente, escreve para tais trivialidades.
Como leitora ávida, a descrição, crítica ou problematização nunca são em excesso ou estão concluídas.
[ih-theer-ee-uh l] é um colectivo fundado na internet por José Miguel Silva e Rossana Mendes Fonseca. [ih-theer-ee-uh l persegue um movimento de procura por um plano comum onde o tempo e o espaço se fundem num horizonte sonoro e visual.
h o t e l será a primeira apresentação deste colectivo.
Hotel é o primeiro rasgo deste horizonte sonoro e visual.
h o t e l procura pensar a paisagem imagética e o afecto sonoro deste espaço e deste tempo liminares entre a casa e a viagem, entre a estrangeireidade e a identidade, entre o repleto e o vazio.
Hotel procura o corpo singular dissonante no espaço anónimo, no tempo vertiginoso, no limbo entre as solicitações diárias e as cadências nocturnas. O espaço líquido e o tempo nocturno são convocados, apelos de várias passagens, dos afectos ritmados que nos atravessam e que percorremos na quietude inquieta dos espaços e tempos que vamos habitando.