Colégio das Artes da Universidade de Coimbra

Doutorandos em Arte Contemporânea

Vítor Garcia

Vítor Garcia, Coimbra, 1958.


Atualmente frequenta o doutoramento em Arte Contemporânea (Colégio das Artes, da Universidade de Coimbra), com um projecto, “Investigação sobre o invisível da prática: Hábito, Repetição e Variação / Da memória do Corpo à memória dos Objectos”, de reflexão teórica de carácter filosófico e de investigação onde interroga várias práticas artísticas através do vídeo e da fotografia.

É licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da UC. e mestre em Estudos Curatoriais pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com uma tese centrada no estudo da recepção da obra de arte pela fotografia.
Possui ainda, um Certificado de Aptidão Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, sendo formador na área da fotografia.

Possui formação em áreas complementares como fotografia e vídeo. Participou no curso  Cinemalogia - Da Ideia ao Filme, promovido pelos Caminhos do Cinema Português, onde  frequentou os módulos de Direcção de Fotografia, Direcção de Som, Montagem, Edição de Som e Design de Títulos.

Com experiência de trabalho fotográfico, publicou em livros, revistas, catálogos e jornais, tendo apresentado o seu trabalho em exposições individuais e colectivas.

Das publicações mais significativas destacam-se as que foram editadas em livros, nomeadamente pela editora suíça AVA Publishing SA, na alemã Hueber Verlag, GEO e UpwÄrts. Muito recentemente, publicou fotografias nos catálogos das exposição “O Desenho Incerto” um projecto curatorial de José Maçãs de Carvalho, “No Sonho do Homem que Sonhava, O Sonhado Acordou” um projecto coordenado por Ana Rito,  “Uma vida inteira” de Nuno Sousa Vieira, no livro "Immagini letterarie e iconografia nelle opere di Plutarco” Università Degli Studi di Salerno com edição de S. Amendola, G. Pace e P. Volpe Cacciatore, na Umbigo e Contemporânea, no livro “Na sombra do quadrado negro” Colégio das Artes, entre outras publicações de produção do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Interessa-se em particular pelo processo de documentação e difusão da obra de arte pela fotografia, valorizando um tipo de registo fotográfico que, sem prejudicar a sua função documental, propõe uma abordagem que explora uma outra dimensão perceptiva, quer pela presença das sombras, criadas pela modelação da luz, quer pelos efeitos de movimento arrastado, que expressam um forte significado simbólico ou metafórico.

Além das imagens realizadas em espaços expositivos, o seu trabalho acolhe outros temas. A fotografia de Landart ocupa também um lugar de destaque no seu trabalho.

MOTEL COIMBRA 2014

Catálogo da Exposição